julho 19, 2023
Orientações sobre as análise baseadas em sexo e gênero
Para pesquisas envolvendo ou pertencentes a humanos, animais ou células eucarióticas, os investigadores devem integrar análises baseadas em sexo e gênero em seu projeto de pesquisa de acordo com os requisitos do financiador/patrocinador e as melhores práticas dentro de um campo.
Os autores devem abordar as dimensões de sexo e/ou gênero de sua pesquisa em seu artigo. Nos casos em que não puderem, devem discutir isso como uma limitação à generalização de sua pesquisa. É importante ressaltar que os autores devem declarar explicitamente quais definições de sexo e/ou gênero estão aplicando para aumentar a precisão, o rigor e a reprodutibilidade de suas pesquisas e evitar ambiguidade ou fusão de termos e construções a que se referem.
O sexo geralmente se refere a um conjunto de atributos biológicos associados a características físicas e fisiológicas (por exemplo, genótipo cromossômico, níveis hormonais, anatomia interna e externa).
Uma categorização binária do sexo (masculino/feminino) geralmente é designada no nascimento ("sexo atribuído no nascimento"), na maioria das vezes baseada apenas na anatomia externa visível de um recém-nascido.
O Gênero geralmente se refere a papéis, comportamentos e identidades socialmente construídos de mulheres, homens e pessoas com gêneros diversos que ocorrem em um contexto histórico e cultural e podem variar entre as sociedades e ao longo do tempo. O gênero influencia a maneira como as pessoas veem a si mesmas e umas às outras, como se comportam e interagem e como o poder é distribuído na sociedade.
Sexo e gênero são frequentemente retratados incorretamente como binários (feminino/masculino ou mulher/homem) e imutáveis, enquanto essas construções realmente existem ao longo de um espectro e incluem categorizações adicionais de sexo e identidades de gênero, como pessoas que são intersexuais/têm diferenças de desenvolvimento sexual ou identificar como não binário. Além disso, os termos "sexo" e "gênero" podem ser ambíguos - portanto, é importante que os autores definam a maneira como são usados. Além desta orientação de definição e das diretrizes, o os termos "sexo" e "gênero" podem ser ambíguos - portanto, é importante que os autores definam a maneira como são usados.