julho 19, 2023
Estrutura do Artigo
Os Artigos obrigatoriamente deverão conter: Introdução, Material e Método, Resultado e Discussão, Conclusão, Agradecimentos e Referências.
Destacamos aqui que os Resultados e Discussão podem estar separados no texto, caso seja conveniente para o pesquisador (Resultados, Discussão).
As revisões bibliográficas e/ou de Literatura obrigatoriamente deverão conter: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões ou Considerações Finais, Agradecimentos e Referências.
Destacamos aqui que se pode incluir Material e Método entre a Introdução e o Desenvolvimento no manuscrito de revisão bibliográfica no trabalho, caso queira, ou então dentro do Desenvolvimento.
A formatação requerida é a fonte Times New Roman 12, enumerado e negrito; caso haja subtítulos, estes ficarão em itálico e respeitarão a numeração secundária (exemplo 1. Introdução) (exemplo para subtítulo: 1.1 Exemplo). Não aceitamos notas de rodapé, retire-as antes de submeter para evitar transtornos.
Subdivisão - seções numeradas
Divida seu artigo em seções claramente definidas e numeradas. As subseções devem ser numeradas 1.1 (depois 1.1.1, 1.1.2, ...), 1.2, etc. (o resumo não está incluído na numeração das seções). Use esta numeração também para referências cruzadas internas: não se refira apenas ao 'texto'. Qualquer subseção pode receber um título breve. Cada título deve aparecer em sua própria linha separada.
Introdução
Exponha os objetivos do trabalho e forneça um histórico adequado, evitando um levantamento bibliográfico detalhado ou um resumo dos resultados.
Material e métodos
Forneça detalhes suficientes para permitir que o trabalho seja reproduzido por um pesquisador independente. Os métodos já publicados devem ser resumidos e indicados por uma referência. Se citar diretamente de um método publicado anteriormente, use aspas e também cite a fonte. Quaisquer modificações nos métodos existentes também devem ser descritas.
Resultados
Os resultados devem ser claros e concisos.
Discussão
Deve explorar o significado dos resultados do trabalho, não repeti-los. Uma seção combinada de Resultados e Discussão costuma ser apropriada. Evite citações e discussões extensas da literatura publicada.
Conclusões
As principais conclusões do estudo podem ser apresentadas em uma seção curta de Conclusões, que pode ser independente ou formar uma subseção de uma seção de Discussão ou Resultados e Discussão.
Apêndices
Se houver mais de um apêndice, eles devem ser identificados como A, B, etc. Fórmulas e equações em apêndices devem receber numeração separada: Eq. (A.1), Eq. (A.2), etc.; em um apêndice subseqüente, Eq. (B.1) e assim por diante. Da mesma forma para tabelas e figuras: Tabela A.1; Fig. A.1, etc.
O trabalho deverá digitado em tamanho A4 (210 por 297 mm) formato de layout retrato; suas margens ajustadas em Superior (2 cm), Inferior (2 cm), Esquerda (2 cm) e Direita (2 cm), texto em uma coluna, espaçamento simples linhas e parágrafo de 1,00 centímetros. A Fonte Times New Roman 11 será usada em todo o texto. Para demais formatações específicas, nomenclaturas e nomes e fórmulas científicas, observe as últimas edições da revista.
Não utilizamos na revista notas de rodapé. O número mínimo de páginas aceitos para a publicação (já na formatação oficial com imagens, gráficos, tabelas e fórmulas) será 10 (dez) páginas para a modalidade Artigos Completos, onde estão incluídas os gráficos, figuras e tabelas. Para modalidade Cotidiano e Meio Ambiente, o número de páginas irão variar de 4 (quatro) a 8 (oito) páginas no máximo. Artigos abaixo de 4 páginas ou acima de 25 páginas serão recusados na íntegra