Modificações nas Políticas Editoriais: Situações Excepcionais de autoria
Diante a presença de vários casos em outros periódicos de solicitação de inclusão ou exclusão de pesquisadores em artigos aceitos, notou-se preocupação nesse mecanismo que é tão pouco usado mas que agora vem ganhando maior presença.
Percebeu-se a criação de grupos em redes sociais que literalmente "vendem" a coautoria dos artigos aceitos, criando solicitações por parte do periódico de inclusão de novos pesquisadores sobre uma pesquisa que eles não fizeram, mas pagaram para estar dentro dela.
Deste modo, a Revista Brasileira de Meio Ambiente adoratá, apartir de hoje, uma política sobre esse procedimento altamente conservadora: a rejeição do artigo e o arquivamento do mesmo ao ser solicitado a inclusão de um novo pesquisador desde que o artigo esteja com decisão editoral aceita.
A Revista Brasileira de Meio Ambiente em justicativa, solicita no ato da submissão do artigo sob documento suplementar todos os integrantes que trabalharam junto ao mesmo. Se o artigo ser aceito ou não ser aceito é um processo e procedimento da ciência em si, mas novos integrantes só entrarem após o artigo ser aceito é um ponto muito controverso no ponto de vista ético e científico.
Caso o artigo seja publicado e tenha esse mesmo pedido, o referido será rejeitado, arquivado e será emitido uma errata na edição que a pesquisa fora publicada.
Sendo assim, as políticas 7 e 8 da aba procedimentos excepcionais serão modificadas.
https://revistabrasileirademeioambiente.com/index.php/RVBMA/about/editorialPolicies#custom-2
https://revistabrasileirademeioambiente.com/index.php/RVBMA/announcement/view/96
https://revistabrasileirademeioambiente.com/index.php/RVBMA/announcement/view/97