Dos gases de emissão de um motor de combustão interna ciclo diesel: uma análise a partir da utilização de biodiesel residual de Brassica napus – B13, B20, B30 e B40 – comparado ao diesel S10
Palavras-chave:
Gases de emissão, Biodiesel, Óleo de Fritura, Meio Ambiente, SustentabilidadeResumo
Diante das intensas chamadas globais em torno das excessivas e mais frequentes mudanças climáticas, se faz de fundamental importância a adoção de práticas e ações que possam atuar na minimização desses efeitos e impactos, além de contribuir para um futuro mais equilibrado ambientalmente. O presente artigo aborda os efeitos quantitativos que proporções de biodiesel produzido a partir de óleo residual de Brassica napus causam nos gases de emissão oriundos de um motor de combustão interna (MCI) ciclo diesel comparados com o combustível comercial diesel S10 – como modelo base de combustível. Foi utilizado o motogerador MDGT 6500 da Motomil conectado a um dinamômetro elétrico. As análises dos gases (O2, CO, CO2 e HC) foram realizadas através do Analisador de gases da Tecnomotor TM 131. Foram desenvolvidas misturas de biodiesel nas seguintes proporções: 13% (B13), 20% (B20), 30% (B30) e 40% (B40). Observou-se que à medida que a proporção da mistura no biodiesel se elevava, o teor de oxigênio se elevava. As emissões dos demais gases – monóxido de carbono, dióxido de carbono e hidrocarbonetos – diminuíram consideravelmente com o crescimento das proporções de biodiesel quando comparados com o registro das emissões emitidos pelo combustível diesel S10. Indicando e podendo afirmar que o biodiesel residual de Brassica napus pode atuar em MCI ciclo diesel e contribuir para a diminuição de gases que favorecem a intensificação do efeito estufa, por consequência, do aquecimento global.
Referências
Albuquerque, E. L. (2020). Qualidade do ar urbano: controle, monitoramento e impactos de poluição. Disponível em: <http://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/11/Apresentacao-Poluicao-Atmosferica.pdf>. Acessado em: 04 de setembro de 2022.
Araújo, L. M. (2019). Análise do desempenho e emissões de um motor de ignição por compressão utilizando várias proporções de biodiesel. Dissertação de mestrado. Programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica. Centro de Tecnologia. Universidade Federal da Paraíba. Paraíba – PB.
Christoff, P. (2006). Produção de Biodiesel a partir do óleo residual de fritura comercial – Estudo de caso: Guaratuba, litoral paranaense. Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC. Disponível em: <https://lactec.org.br/wp-content/uploads/2021/05/003-Dissertacao-Paulo-Christoff.pdf>. Acessado em: 20 de janeiro de 2022.
Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2018.
Li, D-G.; Zhen, H.; Xing, Cai, L.; Wu-Gao, Z.; Jian-Guang, Y. (2014). Physic-chemical Properties of etanol-diesel blend fuel and its effect to performance and emissions of diesel engines. Renewable Energy, Issue 53, 27634-28175.
Instituto de Energia e Meio Ambiente. (2020). As emissões brasileiras de gases de efeito estufa nos setores de Energia e de Processos Industriais em 2019. Disponível em: <https://energiaeambiente.org.br/as-emissoes-brasileiras-de-gases-de-efeito-estufa-nos-setores-de-energia-e-de-processos-industriais-em-2019-20201201#:~:text=De%20acordo%20com%20dados%20rec%C3%A9m,do%20total%20emitido%20no%20pa%C3%ADs.>. Acessado em: 10 de agosto de 2022.
Koslowski, L. A. D.; Schroeder, T.; Jantsch, L. R.; Medeiros, S. H. W.; Vaz, C. (2014). Estudo dos gases da combustão provenientes do diesel S10 e S50. 4º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul - RS.
Paulo, A. A. (2019). Análise das emissões de gases e consumo específico de um grupo motor-gerador abastecido com misturas diesel, biodiesel e etanol. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais. Porto Alegre, RS.
Petrobras. (2021). Óleo Diesel - Informações Técnicas. Disponível em: <https://petrobras.com.br/data/files/04/93/72/4C/5A39C710E2EF93B7B8E99EA8/Manual-de-Diesel_2021.pdf>. Acessado em: 10 de agosto de 2022.
Silva, F. J. (2014). Motor de combustão interna dual operando com diesel, biodiesel e gás natural: análises de desempenho e emissões. Centro de Ciências e Tecnologia. Doutorado em Engenharia de Processos. Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, Paraíba – PB.
Silva, C. E. M.; Crispim, F. P.; Santos, P. C. B. V. (2021). Revisão institucional e dos gastos públicos no enfrentamento às mudanças climáticas no estado de Pernambuco (Brasil). Revista Brasileira de Meio Ambiente, Vol. 9, nº 2.
Subbaiah, G. V.; Gopal, K. R.; Hussain, S. A.; Prasad, B. D.; Redd, K. T. (2010). Ricebranoil biodiesel as a aditive in diesel-ethanol blends or diesel engines. International Journal of Research and Review Apllied Science, IJRRAS Vol. 3 (3).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Material protegido por direitos autorais e plágio. No caso de material com direitos autorais ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto. Caso seja preciso, um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não Revista ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.
Se existir alguma suspeita sobre a originalidade do material, a Comissão Editorial pode verificar o manuscrito por plágio. Nos casos em que o plágio for confirmado, o manuscrito será devolvido sem revisão adicional e sem a possibilidade de re-submissão. Auto-plágio (ou seja, o uso de frases idênticas de documentos publicados anteriormente pelo mesmo autor) também não é aceitável.
O (s) autor (es) no ato da submissão do manuscrito deverão assinar um acordo prévio concordando acerca da Declaração de Direito Autoral, explanada no parágrafo acima. Para reforçar os direitos autorais do autor, a Revista Brasileira de Meio Ambiente utiliza a licença Creative Commons - CC-BY 4.0 [Os artigos podem ser compartilhados e seus assuntos podem ser modificados, desde que o devido crédito seja aplicado de forma integral] (para mais informações sobre a licença, (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0), no qual, a logomarca e o link fica de modo estático no rodapé da revista. Vale ressaltar que o(s) autor (es) podem solicitar os direitos autorais do manuscrito sem restrições, mesmo que o artigo já esteja publicado na revista.