Periódico de Acesso Aberto
0.4
Indexada na
SCOPUS
B3
2017-2021
quadriênio
Planejamento e Meio Ambiente | v. 7 n. 1 (2019)
Brendo Luiz Araújo Alves Vitor Glins da Silva Nascimento Antônio Pereira Júnior
Informações do autor
Informações do autor
Informações do autor
Biólogo; especialista em Planejamento e Gerenciamento de Águas; especialista em Gestão Hídrica e Ambiental; Mestre em Ciências Ambientais
Departamento de Engenharia Ambiental
Área: meio ambiente, microbiologia ambiental; ecossitgemas aquáticcos; biologia ambiental. Avaliação de Impacto Ambiental.
Publicado em outubro 03, 2019
A zona rural das cidades, historicamente, sempre foi desprovida de um saneamento básico adequado, especificamente no que diz respeito ao abastecimento de água encanada. Essa pesquisa objetivou quantiqualificar a importância socioambiental das nascentes hídricas e verificar o nível da qualidade da água consumida em uma comunidade rural do município de Nova Timboteua - PA por intermédio do IQA. O método aplicado foi o dedutivo e a pesquisa apresentou abordagem qualiquantitativa, de caráter exploratório. Quanto ao IQA do igarapé, da nascente e do reservatório no período chuvoso, a qualidade da água foi classificada de três formas: maio, os conceitos variaram entre “bom e ótimo”; junho, “bom” e julho, variou de “aceitável a ótimo”; no período seco, assinalou: agosto, “ótimo”; em setembro e outubro, “bom e ótimo”. Logo, conhecer a qualidade da água na zona rural é uma forma de resguardar a vida das populações que lá habitam, bem como garantir a manutenção dos ecossistemas.
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3470639