Periódico de Acesso Aberto
0.5
Indexada na
SCOPUS
B2
2021-2024
quadriênio
Tecnologias e Estudos Ambientais | v. 14 n. 2 (2026)
Erlisson Jhoan Cotrina-Urbina Walter Manuel Hoyos-Alayo Jorge Luis Leiva-Piedra Emilio Ramirez-Juidias
Informações do autor
Engenheiro ambiental com experiência em captação e coleta de água, reflorestamento, manejo tecnificado de viveiros e capacitação em gestão ambiental para comunidades rurais. Com formação em execução de qochas, controle de erosão e restauração de ecossistemas; acreditação hídrica de acordo com a ANA e manejo de software técnico como Civil 3D, ArcGIS, QGIS, etc. Comprometido com o desenvolvimento sustentável, a gestão integral dos recursos naturais, a resiliência ambiental e a segurança hídrica em comunidades rurais.
Informações do autor
Engenheiro químico com doutorado em Ciências Ambientais e mestrado em Engenharia Ambiental, com mais de 10 anos de experiência profissional e 4 anos de docência universitária; com conhecimentos em: (1) Tratamento de águas e efluentes, (2) gestão de orçamentos e planos de trabalho, (3) conhecimento e uso de plataformas virtuais acadêmicas para gestão de pesquisa (por exemplo, gerenciadores bibliográficos, software estatístico, Vos Viewer, Bibliometrix, etc.).
Informações do autor
Engenheiro agrônomo com mestrado em Proteção de Culturas e mais de 12 anos de experiência em pesquisa universitária e 5 em ensino universitário; com conhecimentos em: (1) Normativa universitária vigente, (2) Formulação de projetos para fundos competitivos (INNOVATE - Peru, PNIA, CONCYTEC), (3) Redação de artigos científicos, 4) Gestão de orçamentos e planos de trabalho, (5) Implementação e desenvolvimento de novas atividades a partir de análises críticas (6) Conhecimento e uso de plataformas virtuais acadêmicas para gestão de pesquisa (por exemplo, gerenciadores bibliográficos, softwares estatísticos, Eos Viewer, Bibliometrix, etc.) (7) Acompanhamento e monitoramento de projetos, (8) Elaboração de planos operacionais, (9) Ferramentas estatísticas aplicadas à pesquisa (STATGRAPHICS, SPSS) e (9) Gestão de laboratórios acadêmicos e de pesquisa. Atualmente, pesquisador do CONCYTEC.
Informações do autor
Professor titular da Universidade de Sevilha.
Doutorado, mestrado em Engenharia Hidráulica, mestrado em Astronomia e Astrofísica, Engenharia Agrícola.
Membro do Instituto Universitário de Arquitetura e Ciências da Construção (Sevilha) desde 2012.
Publicado em fevereiro 09, 2026
A produção de mudas de Pinus radiata requer alternativas que aumentem o vigor e reduzam o uso de insumos químicos. Este estudo determinou a dose de Trichoderma harzianum sobre o desempenho morfofisiológico. O estudo executou um delineamento em blocos completos ao acaso com 48 unidades experimentais, 4 blocos, 4 tratamentos e 3 repetições por tratamento em cada bloco, com avaliação semanal durante 20 semanas. A equipe aplicou 0,75, 1,00 e 1,25 g/L ao substrato por drench, 100 mL por muda a cada 15 dias, e incluiu um controle sem aplicação. As doses intermediárias aumentaram a altura, 1,00 g/L atingiu 19,2 cm e 0,75 g/L 18,9 cm, com incrementos de 3,7 cm e 3,5 cm em relação ao controle, equivalentes a 24% e 22%. A análise situou o efeito no limiar de significância e o teste de Tukey separou o controle em a de 0,75 e 1,00 g/L em b, enquanto 1,25 g/L permaneceu em ab. O diâmetro do colo não diferiu, p = 0,230, o peso fresco não alcançou significância, p = 0,139, e a biomassa não diferiu, p = 0,2610. O estudo recomenda 1,00 g/L por apresentar maior altura e resposta mais uniforme, e propõe validação no pós-transplante com sobrevivência e massa seca.
