Consumo Verde: uma análise sobre o comportamento ambiental dos consumidores de Dom Pedrito (Rio Grande do Sul - Brasil)

Autores

  • Shirley Grazieli da Silva Nascimento
  • Alessandra Hernandes Verdum Universidade Federal do Pampa
  • Daniel Hanke Universidade Federal do Pampa
  • Cláudio Becker Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Mariana Rockenbach de Ávila

Palavras-chave:

padrão de consumo, comportamento do consumidor, sustentabilidade.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo investigar qual o comportamento dos consumidores de Dom Pedrito/RS referente aos problemas ambientais gerados pelo consumo de produtos. Para dar conta de compreender este cenário no município de Dom Pedrito – RS foram realizadas duzentas (200) entrevistas entre os meses de fevereiro, março e abril de 2019 com consumidores do município. Os informantes foram abordados aleatoriamente em supermercados, hortifruti e feira de alimentos do município. A coleta de dados se deu através de um roteiro de questões estruturado com perguntas atinentes aos hábitos e preferências de consumo dos entrevistados. Os dados foram categorizados e analisados através da análise textual de discurso e análise do componente principal. Os dados evidenciaram que não existe um perfil único entre o comportamento dos entrevistados. Embora as questões ambientais estejam na pauta de discussões na sociedade, existe um longo caminho a percorrer no que tange a efetivação do comportamento/prática ambiental.

 

DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3566146

Biografia do Autor

Alessandra Hernandes Verdum, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Tecnologia em Agronegócio pela Universidade Federal do Pampa.

Daniel Hanke, Universidade Federal do Pampa

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (2008), Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Paraná (2012) e Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Pós - Doutorado em Físico - Química do Solo - UFRGS. Atualmente coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia e Manejo e Conservação do Solo. Possui experiência em biologia, física, química e mineralogia do solo, atuando também nas áreas de Agroecologia e Produção de Tecnologias Sociais para Agricultura Familiar.

Cláudio Becker, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Campus Santana do Livramento. Professor do Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade (Uergs). Eng. Agrônomo (UFPel). Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar (UFPel). Possui experiência profissional em Agricultura Familiar e Agroecologia, atuando nas seguintes temáticas: redes agroalimentares sustentáveis; desenvolvimento rural; políticas públicas para a agricultura familiar; segurança e soberania alimentar; associativismo e cooperativismo; produção, comercialização e certificação de alimentos orgânicos e/ou agroecológicos.

Mariana Rockenbach de Ávila

Possui graduação em Tecnologia em Agropecuária pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2010). Na graduação recebeu a bolsa de Iniciação Científica do CNPq para trabalhar com pesquisa nas áreas de Nutrição animal e Forrageiras na Embrapa Pecuária Sul. É Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Trabalhou durante um ano no Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (bolsa DTI-C/CNPq) no projeto Rede de sítios de pesquisa ecológica de longa duração nos campos dos biomas Pampa e Mata Atlântica. É Doutora em Zootecnia - Departamento de Plantas Forrageiras: Área de concentração Melhoramento genético de plantas forrageiras - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior pela CAPES na Universidad Pública de Navarra e no Instituto de Agrobiotecnología em Pamplona, Espanha, nas áreas de fisiologia vegetal e melhoramento genético de plantas. Trabalhou durante um ano como docente no Curso de Agronomia do Instituto de Desenvolvimento Educacional de Bagé (Faculdade IDEAU) ministrando disciplinas de Genética Agrícola, Melhoramento Genético de Plantas, Nutrição Animal e Bromatologia. Foi docente por dois anos, com término de contrato em março de 2019, nos Cursos de Tecnologia em Agronegócio e Enologia da Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito, ministrando os componentes de Comercialização de Produtos Agropecuários, Cadeias Produtivas Agrícolas, Contabilidade no Agronegócio, Fundamentos de Administração e Administração do Agronegócio. Realizou um pós-doutorado na Faculdade de Agronomia da Universidad de Buenos Aires (UBA) na área de Genética Agrícola durante dois meses de 2019. Atualmente realiza uma pasantía posdoctoral no INIA La Estanzuela, Uruguay, na área de plantas forrageiras.

Referências

Altemburg, S. G. N. (2013). A comida invisível: representações sociais sobre a alimentação escolar entre a comunidade escolar e os agricultores familiares na região de Pelotas, RS. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Pelotas. Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar, Pelotas, 207f.

Barcellos, M. D.; Saab, M. S. M. & Neves, M. F. (2013). O Comportamento do consumidor de alimentos: Marketing e Estratégias do Agronegócio. In: Agronegócio Desafios e Oportunidades da Nova Economia. Editora Appris, Curitiba. d. 1, p. 219 – 255.

Beck, C. G. (2010). Consumo Ambientalmente Consciente: os meus, os seus e os nossos interesses. 2010. 224f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-Graduação em Administração, João Pessoa, 2010.

Becker, C., da Costa, C., Neske, M. Z., Lütke, V., & de Almeida, M. A. L. (2016). Os multiníveis da transição agroecológica e a construção de circuitos de produção e consumo sustentáveis. Cadernos de Agroecologia, 10(3).

Dias, R. (2009). Gestão Ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade. 1. ed. São Paulo: Atlas S.A., 188 p.

Fontelles, M. J. (2012). Bioestatística aplicada à pesquisa experimental. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física.

Foxall, G. R. (2003). The behavior analysis of consumer choice: An introduction to the special issue. Journal of Economic Psychology, n. 24, p. 581–588.

Freitas, E. C.; Prodanov, C. C. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, Feevale.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas.

Hanke, D. (2016). Matéria orgânica de solos com horizontes húmicos e hísticos sob floresta ombrófila mista: mecanismos de estabilização e traçador de paleoambiente. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) –Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo p. 92-94.

Hongyu, K.; Sandanielo, V. L. M.; Junior, G. J. O. (2016). Análise de Componentes Principais: resumo teórico, aplicação e interpretação. Engineering and Science. 5 ed., v. 1, p. 83-90.

Leite, A. P. R.; Dos Santos, T. C. (2007). Consumo Consciente e as Empresas: Uma Análise na Visão dos Consumidores Natalenses. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, v. 4.

Meneghini, E. F.; Ficher, A; Mello, R. O.; Rover, A. (2015). Consumo consciente sustentável: Percepção de alunos, Coordenadores e articuladores NDES. Unoesc & Ciência – ACSA, Joaçaba, v. 6, n. 1, p. 65-74.

Minayo, M.C.S. (2001). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Morais, R.; Galiazzi, M. do C. (2006). Análise textual discursiva: Processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128.

Neves, M.; Castro, L. (2011). Marketing e Estratégia em Agronegócios e Alimentos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 368 p.

Osório, F. A. A. (2018). Os riscos socioambientais criados pelo hiperconsumo na sociedade moderna e seus reflexos sobre a desconstrução da cidadania ante a de subjetivação do sujeito: a ideação da cidadania no estado democrático de direito para consolidar o direito fundamental ao meio ambiente. 2018. 99f. Dissertação (Pós-Graduação em Direito) – Universidade de Caxias do Sul. Programa de Pós-Graduação em Direito. Caxias do Sul.

Pazera Júnior, E. (2003). A feira de Itabaiana – PB: permanência e mudança. Tese de Doutorado (Programa de Pós-graduação em Filosofia, Letras e Ciências Humanas), Universidade de São Paulo, São Paulo.

Pinheiro, R. M. et al. (2006). Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 164 p. (Série Marketing).

Shimakura, S. (2012). Estatística descritiva – tabelas e gráficos: O diagrama de dispersão. Disponível em: http://leg.ufpr.br/~silvia/CE055/node15.html. Acesso em: 21 jun. 2019.

Silva, M. G.; Santos, J. S.; Araujo, N. M. S. (2012). “Consumo consciente”: O ecocapitalismo como ideologia. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 95-111.

Souza, A. S. R.; Thebaldi, I. M. M. (2014). Equilíbrio entre Consumo e Sustentabilidade. In: Carlos André Hüning Birnfeld, Álvaro Gonçalves Antunes Andreucci, Luiz Ernani Bonesso de Araujo. (Org.). Direito e sustentabilidade I. 1. ed. Florianopolis: CONPEDI, v. 1, p. 69-86.

Souza. M. (2018). Impacto da sustentabilidade no comportamento do consumidor. Disponível em: < https://www.ideiasustentavel.com.br/impacto-da-sustentabilidade-no-comportamento-do-consumidor/>. Acesso em: 27 jun 2018.

Vanzellotti. T. M. (2014). A Influência da Sustentabilidade no Comportamento do Consumidor da Geração Y. 2014. 73 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Administração) – Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Varella, C. A. A. (2008). Análise Multivariada Aplicada as Ciências Agrárias: Análise de Componentes Principais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Seropédica – RJ.

Publicado

2019-12-05

Edição

Seção

Meio Ambiente e Ciências Sociais