Open Access Journal
0.5
Indexada na
SCOPUS
B3
2017-2021
quadriênio
Planejamento e Meio Ambiente | Vol. 13 Núm. 3 (2025)
Ana Caroline Correa dos Santos Aline Maria Meiguins de Lima Maria Luiza Nascimento Dias
Author information
Graduação em Meteorologia. Áreas de atuação em Biometeorologia; micrometeorologia, e interesse em avaliar os impactos das atividades humanas nas características do tempo e clima. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia e Educação Ambiental.
Author information
Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1998), Especialização em Gestão Normativa de Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba (2007), Mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2007), com ênfase em análise espacial de bacias hidrográficas. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Pará. Tendo atuado como professora da Universidade do Estado do Pará e do Centro Universitário do Pará; e como técnica em recursos hídricos e Coordenadora de Informação e Planejamento Hídrico na Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, geomorfologia ambiental, gestão ambiental, sistema de informações geográficas e geotecnia.
Author information
Engenheira Ambiental e de Energias Renováveis, pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Mestre e doutoranda em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCA - UFPA. Tem atuação na área de Ciências Ambientais, na linha de pesquisa: Ecossistemas Amazônicos e Dinâmicas Socioambientais, onde explora o uso do Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. É membra do Grupo de Pesquisa Estudos e Modelagem Hidroambientais -GPEMHA - UFPA e do Laboratório de Estudos e Modelagem Hidroambientais - LEMHA-UFPA. Participou do Grupo de Pesquisa Núcleo em Ciência e Tecnologia Agrária e Ambiental - NECTAA. Contribuiu para os projetos de pesquisa: Bacias Hidrográficas Amazônicas: dinâmica e avaliação da sustentabilidade hidroambiental; Observatório agroambiental: estudo das diferentes perspectivas na gestão ambiental, biotecnologia e sustentabilidade em sistemas produtivos na Amazônia. E nos projeto de extensão: Difusão de saberes e conhecimentos rurais e ambientais da diversidade amazônica e Compartilhando Ciências Ambientais na Bacia do Tocantins - Baião (PA): Comunidade Quilombola de UMARIZAL. Possui experiência diversificada, com destaque para gerenciamento de resíduos sólidos, controle de licenças e documentação ambiental, auditorias ambientais, elaboração de diagnósticos e relatórios técnicos. Proficiência em linguagens de programação JavaScript e Python, além de ferramentas como QGIS, Google Earth Engine (GEE), RStudio e Pacote Office em nível avançado, com foco em geoprocessamento, automação, processos e interpretação de dados ambientais.
Published in octubre 11, 2025
En este estudio se evaluó la sensibilidad bioclimática de la llanura aluvial de la desembocadura del río Guamá, en el estado de Pará, ante las variaciones hidroclimáticas y las presiones antropogénicas locales. El objetivo fue evaluar el grado de sensibilidad bioclimática de esta zona. Para ello, se analizaron series temporales (2003-2023) de precipitación, temperatura y evapotranspiración, combinadas con el balance hídrico decenal y el mapeo del uso y la cobertura del suelo. Los resultados indicaron una elevada variabilidad interanual en la precipitación, déficits hídricos estacionales críticos y una expansión de las áreas urbanas dentro y en los alrededores de las Áreas de Protección Ambiental (APA Belém y APA Isla do Combu), lo que ha intensificado la pérdida de cobertura vegetal y la presión sobre los recursos hídricos. El análisis espacial mostró una correlación entre la baja evapotranspiración y las zonas urbanizadas, lo que refleja la pérdida de funcionalidad ecológica. En conclusión, la planificación territorial debe incorporar soluciones basadas en la naturaleza y una gestión participativa que priorice las medidas de adaptación climática y la preservación ecológica de los humedales urbanos de la región.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 2025 Ana Caroline Correa dos Santos , Aline Maria Meiguins de Lima, Maria Luiza Nascimento Dias